Especialização em Estética: o que você precisa saber sobre os cursos

A área da Estética é uma das que mais crescem no Brasil. Confira, então, quais são as maneiras de se especializar!

Em um intervalo de apenas cinco anos, o mercado de estética cresceu mais de 500% no Brasil. Mesmo em meio à pandemia, esses valores continuaram a subir, o que demonstra que o investimento nessa área é uma decisão acertada para quem faz parte do segmento da saúde.

Então, se você busca uma carreira de sucesso e tem vontade de se especializar, a especialização em Estética é uma boa opção. Quer saber mais sobre esse ramo da área da saúde? Então, vem com a gente!

Em nossa conversa, discutiremos alguns dos cursos que fazem parte do ramo da Estética e mostraremos as suas principais particularidades. Assim, você poderá escolher o que mais combina com seus objetivos profissionais. Boa leitura!

O que é estética?

O significado de estética pode ser filosófico ou mais direto. No âmbito da área da saúde, ele corresponde à ideia de promoção da beleza, com foco no bem-estar de cada paciente, individualmente.

Aqui, não é tratado apenas o “exterior”. É também necessário ter atenção extra à saúde do paciente, tanto física quanto mental. Então, é um estudo complexo que relaciona a imagem pessoal com o que está por dentro, na mente e no organismo. Alguns exemplos de cuidados nesse segmento são a estética facial, corporal e capilar.

Como é a atuação do médico esteticista?

O médico esteticista é um profissional graduado em Medicina que atua no segmento da Estética. Bons exemplos são os dermatologistas, que podem fazer cursos livres para desenvolver habilidades e aprender mais sobre técnicas, procedimentos e tendências do setor da beleza.

No entanto, os cursos da área não se limitam aos médicos. Profissionais de outras carreiras, como a Farmácia e a Biomedicina, também podem fazer especialização em Estética e atuar diretamente no cuidado com os pacientes, promovendo mais bem-estar e melhorando a autoestima da população.

Qual é o perfil do profissional?

A pessoa que trabalha com estética é aquela que tem habilidades como:

  • atenção às tendências da beleza no Brasil e do mundo;
  • vontade de estudar;
  • curiosidade;
  • boa capacidade de comunicação;
  • habilidade de trabalho em equipe;
  • boa observação e atenção aos detalhes;
  • tendência ao perfeccionismo;
  • interesse por tecnologia e muito mais!

Essas são, também, habilidades do médico do futuro e de qualquer profissional da área da saúde que tenha interesse em se atualizar e se manter ativo no mercado de trabalho. Lembrando, também, que a humanização é uma característica que não pode ser deixada de lado!

Como atuar nesse segmento?

Acha que tem o que é preciso para atuar nesse setor? Então, você precisa saber como ingressar nessa carreira!

O primeiro passo, claro, é fazer uma graduação na área da saúde. Como dito, as principais carreiras envolvidas nesse processo são a Medicina, a Farmácia e a Biomedicina.

Com o diploma do bacharelado em mãos, é possível investir em cursos de especialização. Eles podem ser cursos livres, que são mais rápidos, ou pós-graduações. Essas, por sua vez, têm uma duração maior e uma abordagem mais aprofundada sobre um tema.

Como funciona a especialização em Estética?

A especialização em Estética é, normalmente, ministrada a partir de cursos livres. O objetivo é trazer um aprendizado rápido e focado, qualificando o profissional para a atuação em determinado procedimento, assunto ou área de interesse.

Boa parte dos cursos de especialização são ministrados na modalidade a distância. O EAD é uma ótima forma de se especializar atualmente, pois permite que o profissional estude e trabalhe simultaneamente, adequando a rotina e o cronograma às próprias necessidades e horários.

O que é abordado na especialização em Estética?

Confira algumas matérias e assuntos que podem ser abordados ao longo da sua preparação:

  • legislação de cosméticos;
  • normas da Anvisa;
  • tecnologia na Estética;
  • matérias-primas de cosméticos;
  • procedimentos estéticos;
  • imagem pessoal;
  • aspectos histológicos da pele;
  • relação entre nutrição e estética;
  • patologia e muito mais.

As matérias vistas dependerão muito do curso que você escolher. No entanto, é sempre importante verificar a grade curricular e tirar as suas dúvidas com a instituição de ensino. Essa é a forma ideal de identificar se aquela especialização é a mais indicada para você!

Quanto tempo o curso leva?

Em muitos casos, a duração dos cursos de especialização é de apenas cinco semanas. Assim, em pouco mais de um mês, você tem a qualificação completa para atuar em uma área completamente nova, com certificados válidos e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Em cursos com essa duração, a carga horária é de, em média, 30 horas de estudos. todas carregadas de informações úteis, mas sempre de maneira objetiva e com aulas ministradas por profissionais experientes e cheios de didática.

No entanto, vale a pena ressaltar que as especializações podem ter durações diferentes, chegando a meses e centenas de horas de carga horária. Vale a pena pesquisar e ver quais são as suas necessidades!

Como escolher a melhor instituição para investir no curso?

Essa é uma decisão pessoal, mas há alguns aspectos que devem ser considerados ao longo dessa escolha. Então, priorize instituições que:

  • tenham contato com a tecnologia;
  • usem ferramentas inovadoras;
  • tenham foco na qualificação para o mercado de trabalho;
  • sejam conceituadas e tenham uma boa reputação no mercado;
  • forneçam metodologias de ensino diversas;
  • trabalhem em parceria com grandes universidades ou institutos;
  • tenham, em seu corpo docente, profissionais qualificados e experientes.

Agora que você já conhece os detalhes da especialização em Estética e sabe como esses cursos funcionam, programe-se e dê esse passo em sua vida profissional o quanto antes.

Se quiser saber mais sobre outros tipos de especialização, siga a Inspirali nas redes sociais!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top