Odontologia Digital: os impactos da transformação digital na área

O mundo está mudando e a Odontologia também! Saiba mais sobre a digitalização do setor.

Você já parou para refletir sobre as mudanças que estão acontecendo no mundo? Olhe ao seu redor. Por todos os lados, vemos pessoas constantemente conectadas e cada vez mais inseridas em um contexto completamente digital. Portanto, nada mais natural do que a área da saúde acompanhar essas tendências.

É a partir daí que surge a Odontologia Digital, que consiste no uso da tecnologia no âmbito odontológico. Vale lembrar que isso é válido tanto para os tratamentos propriamente ditos quanto para a otimização dos processos de gestão no setor.

Atualizar-se e ficar por dentro das novidades são características imperdíveis para os profissionais dessa área. Então, nada de ficar de fora, não é mesmo? Continue a leitura e saiba mais sobre a Odontologia Digital!

O que é Odontologia Digital?

A Odontologia Digital é uma área da Odontologia voltada à inclusão de tecnologias no setor. Essa implementação pode ser feita tanto nos procedimentos quanto na área de gestão. Essa é uma das tendências do conceito conhecido como Health Tech, que implementa ações tecnológicas na área da saúde em geral.

Quais são as possibilidades da Odontologia Digital?

Descobrir o que é a Odontologia Digital não é tudo. É fundamental, também, entender quais são os seus usos no dia a dia. Vamos descobrir alguns a seguir!

Radiografia digital

Esqueça os exames de raio X tradicionais. A melhor alternativa para a obtenção de imagens na Odontologia, atualmente, é o uso da radiografia digital, um recurso rápido, indolor e muito eficiente.

Nesse caso, as imagens são obtidas por meio de sensores que enviam os resultados diretamente para o computador, sem a necessidade de “revelar” o filme, como acontece no modo tradicional.

Cirurgia guiada

O conceito de cirurgia guiada já é utilizado na Medicina há algum tempo e agora chegou para ficar na Odontologia. Ele consiste no uso da tecnologia para auxiliar a visibilidade do profissional na hora da realização do procedimento. Com essas técnicas, os resultados se tornam cada vez mais eficazes e com necessidade reduzida de grandes incisões.

Scanner intraoral

Tem interesse em levar a tecnologia 3D para o seu dia a dia de trabalho? Então, investir em um scanner intraoral é algo indispensável para esse processo.

É um equipamento responsável pela leitura fidedigna da estrutura da arcada dentária, identificando todos os detalhes e fazendo com que o processo de estruturação dos aparelhos ortodônticos ou de próteses seja muito mais adequado à anatomia dos pacientes envolvidos.

Impressão 3D

Já que o assunto é a tecnologia 3D, nada mais justo que falarmos sobre as impressões em 3 dimensões. Elas estão revolucionando a área da saúde e marcam presença cada vez mais na Odontologia.

Alguns exemplos de uso dessa tecnologia no setor odontológico são as próteses, as restaurações e os implantes. Além disso, a confecção de biomodelos ajuda no planejamento de cirurgias mais extensas, permitindo que o cirurgião-dentista consiga visualizar melhor o caso de cada paciente.

Gestão de dados do paciente

Por fim, temos também a gestão de dados. Esse uso da tecnologia não está diretamente relacionado à realização de procedimentos, mas otimiza a rotina nas clínicas e facilita a vida dos pacientes e dos profissionais envolvidos.

Com a digitalização, fica muito mais fácil armazenar dados, como os prontuários, reduzindo o tempo de organização das consultas e evitando a perda de informações importantes.

Quais são as vantagens para os pacientes?

Com tantas possibilidades, chegou a hora de descobrirmos quais são os benefícios da Odontologia Digital para os pacientes. Vamos lá?

Tratamentos mais eficientes

Uma das principais vantagens da Odontologia Digital é a possibilidade de otimizar a experiência do paciente. Com procedimentos mais rápidos, menos invasivos e muito mais práticos, ele fica cada vez mais satisfeito com todo o processo. Isso sem contar que os resultados são aprimorados.

Procedimentos menos invasivos

A odontofobia é um assunto sério, que precisa ser cada vez mais abordado, já que muitas pessoas deixam de realizar um atendimento com o dentista por conta do medo das consultas. Com procedimentos menos invasivos, esse problema é consideravelmente reduzido. Além disso, essa é uma inovação importante para áreas como a odontopediatria.

Menos desconforto

Menos invasão, menos demora, mais praticidade: tudo isso resulta em um maior conforto para quem está sendo atendido. Essa equação faz com que o seu trabalho seja muito mais reconhecido, além de melhorar a confiança entre o seu paciente e a sua clínica. Com isso, a comunicação é otimizada, o que melhora o relacionamento entre as partes envolvidas.

Como se preparar para a Odontologia Digital?

Há muitas formas de garantir o conhecimento no ramo da Odontologia Digital. A primeira é observando as tendências do setor e vivenciando-as na prática, quando passam a fazer parte do dia a dia do seu trabalho.

No entanto, isso não qualifica você para realizar os procedimentos, assim como não traz a bagagem teórica necessária para que obtenha sucesso na área. Por isso, é importante investir em uma especialização em Odontologia.

Essas especializações, que podem ter foco em diversas áreas da Odontologia, trarão os conceitos da digitalização em sua grade curricular e na parte prática do curso. Isso desde que você opte por uma instituição com boa qualidade de ensino. Assim, você terá uma experiência extra no ramo para aplicar no dia a dia da profissão.

Sendo assim, sempre procure uma instituição que possibilite o seu crescimento profissional, trazendo conceitos inovadores aliados à tradição no setor. Compare diferentes grades curriculares e tenha atenção à qualificação do corpo docente. Além disso, verifique a reputação no mercado.

Agora que você já sabe o que é a Odontologia Digital, conhece as suas características e entende como ela contribui para a saúde dos pacientes, continue em busca de mais informações. Com isso, você poderá aprimorar suas técnicas na rotina clínica.

Para continuar por dentro das notícias e tendências da área da saúde, que tal nos seguir em nossas páginas nas redes sociais? Você pode nos encontrar no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn. Nos vemos por lá!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top