O que é e qual é a importância da telemedicina? Entenda aqui!

Você sabe o que é telemedicina e como ela favorece o atendimento a pacientes com doenças crônicas? Descubra!

Desde que começou a pandemia, você fez alguma consulta online? Ao longo dos últimos meses, todas as atenções se voltaram para o bem-estar da população. Contudo, a falta de conhecimento sobre as formas de contaminação fizeram com que o mundo virtual fosse essencial. Com isso, surgiu a necessidade ainda maior de entender o que é telemedicina.

Segundo dados da pesquisa do G2 Learning Hub, o atendimento online aumentou 372% entre os meses de março de 2020 e setembro de 2021. Essas informações nos mostram como as pessoas não deixam de cuidar da sua saúde e da busca pela modernização e praticidade dos pacientes.

Por isso mesmo, é necessário que os profissionais se adaptem a esse novo meio. Assim, diversos cursos voltados para a telemedicina no Brasil começaram a surgir. Quer saber mais? Então, continue lendo nosso texto e fique por dentro dessa novidade!

Entenda o que é telemedicina

Você já deve ter ouvido falar muito sobre a telemedicina, que é o atendimento médico feito a distância. Pode parecer algo novo, mas essa modalidade surgiu na década de 1950, em Israel.

Mas é claro que, com o avanço da tecnologia e da internet, esse formato de consulta alcançou novos patamares. Assim, a melhora na estrutura e no serviço têm conquistado mais adeptos. Sendo assim, destacamos os seguintes pontos positivos:

  • segurança e facilidade para acessar documentos;
  • facilidade no agendamento de consultas;
  • troca de informações mais rápida;
  • prontuário eletrônico.

Além disso, esse novo formato surgiu como uma alternativa para o acompanhamento de quem tem doenças crônicas. São aquelas que duram mais de um ano e necessitam de cuidados constantes, como asma, diabetes, câncer, hipertensão arterial e obesidade.

Com isso, vemos a necessidade de criar cursos para tornar esse atendimento mais especializado. O curso de Telessaúde da Inspirali, por exemplo, foi desenvolvido em parceria com a GrifoLabs (uma startup da área de healthtech criada por médicos e empreendedores). Essa formação é uma solução para um ecossistema da saúde que torna o atendimento mais acessível e melhor.

No curso de Telessaúde serão abordados os aspectos referentes a temas como:

  • telemonitoramento;
  • teleatendimento;
  • plataformas;
  • telessaúde;
  • telecirurgia;
  • segurança.

Preparamos você para que saiba como se portar, qual o dresscode (o tipo de traje) e o media training (preparação dos profissionais para atuar frente às câmeras). Além disso, oferecemos uma visão sobre o mercado da telessaúde para quem está inserido nesse sistema.

Conheça o funcionamento da telessaúde

A proposta do curso de Telessaúde é oferecer um aprendizado disruptivo. Assim, o tema será abordado de forma técnica e prática para que você busque conhecer o universo das healthtechs (empresas de tecnologia criadas para solucionar problemas relacionados ao setor da saúde).

O curso aborda outros temas relacionados ao universo prático da telemedicina, como atendimento, diagnóstico, plataforma e segurança. Tem duração de 30 horas, que leva cerca de cinco semanas e acontece no ambiente digital. Dessa forma, destacamos como funciona a Telemedicina na Inspirali:

  • aula 1: introdução à telessaúde e o papel da pandemia na aceleração da adoção dessa modalidade de atendimento;
  • aula 2: modalidades de telessaúde (atendimento, diagnóstico, laudo, monitoramento e cirurgia);
  • aula 3: teleatendimento, dress code e comportamento médico;
  • aula 4: legislação sobre telemedicina — o caminho que o país escolheu;
  • aula 5: o papel do telelaudo em ambientes específicos e em times focados.

Veja as vantagens de fazer curso de Telessaúde

O curso de Telessaúde tem como público-alvo os médicos, estudantes de Medicina e outros profissionais que têm interesse em tecnologia da área da saúde, marketing digital e empreendedorismo. Dessa forma, nossa formação engloba todos os profissionais interessados nesse ramo.

Essa especialização é da Inspirali, instituição que é resultado de décadas do trabalho realizado pelas escolas médicas da Ânima. Dessa forma, o curso tem foco no desenvolvimento do Brasil, por meio da educação. O propósito está no compartilhamento do ensino de Medicina e saúde.

Como sabemos que a inovação surge do conhecimento, estamos sempre de olho nas novidades do mercado para a área do bem-estar. Veja os principais diferenciais na formação em Telessaúde da Inspirali, a seguir.

Formato nanodegree

Nesse modelo, o curso pode ser aproveitado como uma pós-graduação. O portfólio do material disponibilizado tem como base uma literatura internacional. Assim, todas as informações têm respaldo teórico e prático da Medicina.

Abordagem didática do assunto

Todo o material é feito a partir de um conteúdo teórico distribuído em videoaulas e exercícios para a avaliação da aprendizagem. Com isso, os alunos aprendem como fazer, tanto na teoria quanto na prática.

Aprendizagem digital

Esse curso é autoinstrucional e online, assim, você é quem define quando e onde estudar. Com isso, já apresentamos a praticidade da utilização do ambiente digital.

Emissão de certificado

Ao terminar, o certificado de carga horária de 30 horas é emitido pela Universidade São Judas Tadeu em conjunto com a Inspirali. Essa instituição de ensino tem mais de 30 anos de tradição em ensino superior, o que mostra seu compromisso com a educação e formação dos seus alunos.

Conteúdo atualizado

Os alunos atuam com tecnologias envolvidas na telessaúde. Assim, o conteúdo é dirigido por profissionais do mercado.

Saiba os benefícios de fazer o curso de Telessaúde

Os atendimentos feitos remotamente conquistaram mais espaço na vida dos brasileiros. É inegável que essa forma de atuação ficou ainda mais forte durante a pandemia, além de trazer pontos positivos tanto para os pacientes quanto para os médicos. Separamos as principais vantagens da telemedicina, aqui!

Aumento na capacidade de serviços

Com a tecnologia, os processos de recebimento e envio de laudos ficaram ainda mais rápidos e seguros. Além disso, o sistema permite que diversos usuários acessem as informações ao mesmo tempo.

Otimização do tempo de atendimento

A marcação das consultas também fica mais rápida, pois elas podem ser feitas por meio de aplicativos. Além disso, para fazer a telemedicina, é necessário ter dispositivos e acesso a internet.

Menos cursos com deslocamento, consultas e salas

Outra vantagem da telessaúde é a redução dos custos tanto dos profissionais quanto dos enfermos. Assim, as consultas que antes demandavam tempo de deslocamento e alguém na recepção de salas, hoje, podem ser feitas de qualquer lugar. Sendo assim, oferece mais agilidade para o tratamento das pessoas.

Depois de ler esse texto, você conseguiu entender o que é telemedicina e o funcionamento dela. Sabemos que essa prática traz diversos benefícios para os especialistas e pacientes, pois reduz os custos e torna o processo mais fácil e acessível.

Gostou do assunto e quer levar esses conhecimentos para o seu dia a dia? Faça agora a sua matrícula nessa formação.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top