A prática durante o aprendizado é de grande importância em qualquer área de estudo. Contudo, quando se fala em Medicina, o fato de ter conhecimento teórico e experiência técnica é fundamental para formar profissionais capacitados. Pensando nisso, os cursos das escolas médicas da Inspirali possuem um currículo diferenciado para o seu curso de Medicina, que utiliza metodologias ativas de ensino/aprendizagem para que o futuro médico saia da graduação totalmente preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
Qual é o diferencial do currículo do curso de medicina da Inspirali?
O currículo do curso de medicina da Inspirali é baseado em competências – CIBC, valorizando:
- O conhecimento;
- A comunicação;
- As habilidades técnicas;
- O raciocínio clínico;
- Os valores;
- A ética;
- As reflexões na prática clínica diária a serviço do indivíduo e da comunidade.
Como é a matriz curricular do curso de medicina da Inspirali?
A matriz curricular articula unidades curriculares temáticas, simulações e práticas profissionais, por meio da aprendizagem orientada para a integração entre ensino e serviço, especialmente no âmbito das Redes de Atenção à Saúde do SUS.
E como é o processo de aprendizagem?
A cada semestre, o estudante tem a oportunidade de relacionar conteúdos, práticas reais, práticas simuladas de cada unidade curricular em um processo de aprendizagem contextualizado, com grau de complexidade crescente e continuada, que fomenta a construção do conhecimento de forma autônoma pelos estudantes.
Como é dividido o currículo de medicina da Inspirali?
O currículo de medicina das escolas médicas da Inspirali é constituído de 12 Módulos Educacionais Integradores:
- Da Prática;
- Da Simulação da Prática;
- Da Formação Geral.
Como são divididos os módulos?
Cada módulo tem a duração de 1 semestre/etapa, sendo dividido da seguinte forma:
– Do 1º ao 4º módulo constituem o Ciclo I do currículo;
– Do 5º ao 8º módulo constituem o Ciclo II;
– Do 9º ao 12º configuram o Ciclo III.
Quais são as atividades dos conteúdos modulares?
Os conteúdos modulares do curso de medicina da Inspirali, da 1ª à 8ª etapa (ou semestre), são compostos das seguintes atividades:
- Tutoriais em pequenos grupos;
- Aulas/conferências e/ou sessões de TBL – Aprendizagem por Equipes;
- Interação ensino – serviços – comunidade;
- Habilidades e atitudes (informações em saúde, comunicação, habilidades clínicas e cirúrgicas);
- Práticas em laboratórios;
- Disciplinas de Conhecimentos Gerais.
Como são as práticas médicas no SUS (PMSUS)?
Esta unidade curricular integra teoria e prática, priorizando o enfoque biopsicossocial-bioético. São 6 horas por semana (4 horas de prática supervisionada no SUS e 2 horas de reflexões sobre a prática). Possui carga horária total semanal de 6 horas, organizada em duas atividades curriculares: 4 horas de prática supervisionada no SUS e 2 horas de reflexão sobre a prática.
É realizada por meio de grupos de estudo e atividades supervisionadas nos serviços de saúde, juntamente com equipes multiprofissionais da Secretaria de Saúde do Município, adotando a metodologia problematizadora e de investigação científica. Os campos de atuação são os ambientes comunitários, as equipes do Programa Saúde da Família, os serviços de saúde de primeiro nível de atenção, de segundo nível (UPAs) e de terceiro nível (hospitais conveniados).
E onde são realizadas as Habilidades Médicas e Estações Clínicas (HM/EC)?
As Habilidades Médicas e Estações Clínicas (HM/EC) são realizadas nos laboratórios específicos de treinamento e simulação realística. Para tanto, é seguido um programa vertical, associado aos temas das unidades curriculares, incluindo:
– Habilidades de comunicação profissional-paciente;
– Semiologia e propedêutica clínica;
– Técnicas e procedimentos clínicos;
– Profissionalismo e desenvolvimento de atitudes profissionais e pessoais;
– Trabalho e relação com equipes;
– Informática e tecnologia médica.
Quando acontecem as práticas em laboratório?
As práticas em laboratório são distribuídas no decorrer dos seis anos, associadas aos temas e conteúdos das unidades curriculares, com maior concentração nos anos iniciais do curso médico da Inspirali, contemplando práticas de Morfologia (Anatomia Humana, Histologia, Embriologia), Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Patologia Geral e Anatomopatologia, Análises Clínicas (Hematologia, Imunologia, Parasitologia, Microbiologia) e Propedêutica (métodos gráficos, radiologia, dentre outros).
Preparadíssimo para o mercado de trabalho
Assim, você pode perceber o quanto a Inspirali reconhece e valoriza as atividades práticas no aprendizado de medicina, o que é essencial para o desenvolvimento profissional dos estudantes da área. Sem dúvida, o aluno do curso de Medicina sai preparado para o mercado de trabalho.
Portanto, antes de definir onde fará o seu curso de Medicina, avalie se a instituição de ensino escolhida lhe dará oportunidade para desenvolver suas habilidades clínicas, preparar-se para a prática profissional e fortalecer a sua confiança ao longo de sua formação médica.