Carreira

Como é o dia a dia de uma estudante de Medicina 

22/04/2024
Compartilhar

Pamela Altíssimo, estudante de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), integrante da Inspirali, já está no final do curso, no período de Internato. No intervalo depois do almoço, Pamela aproveita para revisar as matérias e se preparar para as próximas atividades. Ela sabe da importância de manter uma rotina de estudos disciplinada para enfrentar o volume exaustivo de informações que precisa absorver. Entre um compromisso e outro, a aluna dedica um tempo para cuidar de si mesma. Gosta de ir na academia e correr para manter sua mente e corpo saudáveis. Pamela também encontra apoio nos amigos que encontrou nos voluntariados e nas atividades esportivas. 

Mas como será que a jovem Pamela consegue conciliar tantas atividades e ainda cuidar da sua saúde física e mental?  

Veja na entrevista, abaixo, como é o dia a dia da estudante de Medicina Pamela Altíssimo:  

Podes falar um pouco como  é o seu dia a dia? 

Pamela Altíssimo Como estou no Internato, passo o dia todo fora de casa. E ainda faço um estágio extra na clínica médica de um hospital aqui da região. Costumo me organizar no final de semana, sábado ou domingo. Tiro quarenta minutos para conseguir colocar tudo na agenda on-line. E é a organização da semana como um todo, desde a alimentação à rotina de estudos, passando pelo encaixe de horários para fazer voluntariado. 

Em que momento você consegue revisar as matérias da faculdade? 

Pamela Altíssimo – A minha troca de campo de estágio acontece às 11h da manhã, então sei que vou ter desse horário até às 13h para almoçar e que sobrará um tempinho para eu estudar. Então, já coloco, de três a cinco matérias por semana para fazer a revisão. 

Você também estuda à noite? 

Pamela Altíssimo – Como faço parte da diretoria do Comitê Voluntariado da Unisul, a gente está sempre organizando alguma ação ou pensando em alguma coisa além do voluntariado; o que demanda bastante reunião. E essas reuniões costumam ser no período noturno. 

 Quando você faz as ações de voluntariado? 

Pamela Altíssimo – As ações de voluntariado acontecem aos sábados pela manhã. Então, este é um período que eu reservo durante a semana para estar junto ao Comitê Voluntariado. 

Como concilia os estudos e os cuidados com a saúde? 

Pamela Altíssimo – Treino musculação na academia e gosto muito de corrida também. Costumo correr principalmente nos finais de semana porque isso gera muita ocitocina e dissipa bastante o estresse do dia a dia. É ótimo.  

De que forma você aproveita o seu tempo livre? 

Pamela Altíssimo – No tempo livre gosto de praticar atividades físicas, como já mencionei. Costumo ir para a academia à noite, quando me sinto mais cansada. Acredito que a atividade física é uma ótima válvula de escape, porque a Medicina demanda muito mentalmente e por isso a gente acaba se movimentando pouco. 

Quais são as dicas para quem está ingressando na graduação de Medicina? 

Pamela Altíssimo – No começo é um pouco desesperador, porque parece que a gente está o tempo todo na universidade porque o curso é de período integral. Então, a minha dica seria aproveitar tudo o que a universidade tem para oferecer, como as ligas acadêmicas, os estágios, as iniciações científicas, mas não esquecer de aproveitar as coisas mais leves também, como os esportes, a possibilidade de conhecer outras pessoas, de integrar outros grupos, e fazer trabalhos voluntários. 

Mas dá para fazer tudo isso, cursando Medicina? 

Pamela Altíssimo – Estar envolvido nessas coisas é tão importante quanto estar envolvido nos estudos. E, com organização, dá para manter tudo dentro do nosso calendário, sem se sobrecarregar. E, pelo menos uma vez por semana, ainda dá para tirar um tempinho para descansar, conhecer um lugar novo e estar em contato com a natureza. Isso vai ajudar muito e vai fazer muito bem! 

Viram? A estudante Pamela Altíssimo é um dos milhares de exemplos que podemos encontrar no ambiente acadêmico e que serve de exemplo. Ela sabe que os desafios da Medicina são constantes, mas compreende que, a cada passo, a cada atitude, está mais próxima do seu maior objetivo: se tornar médica. 

Categorias:
Artigos
Artigos
Artigos
Artigos
Artigos

Veja também...

Estude no principal ecossistema de educação médica do país.

Scroll to Top

Se Medicina é o curso da sua vida, estamos aqui para te apoiar

Preencha os dados e embarque nesta jornada!