Descubra como atrair pacientes para seu consultório

Não há dúvidas da importância de atrair e fidelizar pacientes para se destacar no mercado. Porém, é preciso encontrar as melhores estratégias para isso

Você sabe como atrair pacientes para seu consultório? Essa é uma dúvida que precisa ser esclarecida, tendo em vista que essa capacidade de conquistar o público e fidelizá-lo é fundamental para o alcance de melhores resultados e sucesso do negócio.

No entanto, é preciso ter em mente que o mercado está cada vez mais competitivo, enquanto os pacientes estão mais criteriosos. Então, é necessário implementar as melhores práticas para oferecer um serviço diferenciado e que destaque a instituição, quando comparada aos concorrentes.

Elaboramos este conteúdo para mostrar a importância de entender como atrair mais pacientes e apresentar algumas dicas que você pode colocar em prática para se tornar referência no ramo de atuação. Confira!

O que é atração de pacientes?

Atrair e fidelizar os pacientes significa proporcionar ao público do consultório um atendimento eficiente e de qualidade. Isso deve ocorrer desde o primeiro contato com o estabelecimento, em que ele conversa com a recepção, seja de forma presencial, por telefone, internet, entre outros.

Dessa forma, é indispensável prezar por um atendimento educado, gentil e respeitoso antes da consulta, que deve ser aplicado por todos os colaboradores do consultório. Além disso, o médico precisa estar disposto a ouvir o que a pessoa tem a dizer durante a consulta, esclarecer todas as dúvidas e passar a maior segurança possível para estabelecer uma relação de confiança.

Ao implementar essas boas práticas, o paciente se sente acolhido. Assim, ele não só vai escolher o local para realizar novas consultas, como vai recomendá-lo para pessoas próximas como uma referência em cuidados com a saúde.

Qual é a importância da atração e fidelização de pacientes?

Por meio do uso de estratégias para conquistar a atração e fidelização de pacientes, é possível alcançar uma série de benefícios, por exemplo:

  • reconhecimento do trabalho prestado;
  • melhora na imagem do consultório no mercado;
  • divulgação positiva dos serviços oferecidos;
  • qualidade e eficiência no atendimento;
  • constituição de uma base significativa de clientes;
  • aumento da lucratividade;
  • solidez do negócio;
  • diferencial competitivo, entre outros.

Como atrair mais pacientes?

Existem algumas medidas que podem ser empregadas como forma de conquistar pacientes e alcançar os melhores resultados possíveis. Conheça algumas!

Conhecer as necessidades dos pacientes

Entender o que os pacientes estão buscando é o primeiro passo para identificar a melhor estratégia de como atrair mais pacientes. Por exemplo, tipo de profissional, tratamentos, qualidade do serviço, diferenciais, entre outros.

Por esse motivo, o ideal é realizar uma boa pesquisa de mercado para averiguar a viabilidade dos serviços oferecidos pelo consultório e, até mesmo, destacar os pontos fortes do atendimento em relação à concorrência.

Construir uma boa reputação

Quando você pensa em como atrair pacientes para clínica, outra ação que pode ser aplicada é tratá-los de forma diferenciada, com qualidade, respeito, educação e eficiência. Afinal, pessoas satisfeitas falam bem da instituição, além de indicar para outras pessoas, disseminando uma boa imagem da clínica.

Outro ponto relevante é que os médicos consigam transmitir para os pacientes a autoridade que possuem na especialidade de atuação. Mostrar esse domínio vai contribuir para que eles deem preferência para o local quando precisarem de atendimento, tendo em vista que terão confiança no serviço.

Usar a tecnologia a seu favor

Com o avanço da tecnologia, é importante contar com as principais ferramentas capazes de impactar o atendimento e a percepção que o paciente tem do consultório. Por esse motivo, uma boa ideia é investir em recursos que possam proporcionar uma experiência satisfatória para as pessoas que optam por se consultar no local. Veja alguns deles!

Prontuário eletrônico

O uso de prontuário eletrônico reduz um tempo considerável no atendimento ou no horário de trabalho, que seria gasto procurando o prontuário físico de cada paciente em vários arquivos, fichários ou gavetas.

Esse mecanismo também permite que o local consiga oferecer uma melhor assistência médica da pré à pós-consulta, disponibilizando processos padronizados, em que todas as informações referentes aos pacientes possam ser acessadas de maneira ágil, precisa e segura.

Agendamento on-line

Por meio da internet, o paciente consegue fazer o próprio agendamento. Para isso, basta ele acessar o site do consultório, verificar os dias e horários disponíveis e escolher o mais apropriado, de acordo com a rotina que tiver.

Esse agendamento oferece praticidade para recepcionistas, que vão gastar menos tempo com funções de marcação. Assim, terão tempo para prestar um melhor suporte para os pacientes que estão esperando pela consulta.

Para o paciente, também é benéfico. Ao marcar a própria consulta, terá a plena certeza do dia e do horário que o atendimento vai acontecer, o que também vai reduzir o número de faltas.

Telemedicina

A telemedicina é outra ferramenta que contribui para a atração dos pacientes, principalmente, aqueles que têm uma rotina corrida ou que não moram na mesma região em que o consultório está instalado.

Por meio dela, é possível realizar teleconsultas, feitas de maneira on-line, integradas com o prontuário eletrônico. Isso vai gerar uma melhor interação com o indivíduo, além de possibilitar a prescrição de tratamentos, orientações e acompanhamento do estado clínico do paciente, sem que ele precise ir até o consultório.

Investir em ações de marketing

A divulgação do consultório é fundamental para que o público entre em contato para conhecer os serviços oferecidos e agendar consultas. Isso pode ser feito com o marketing médico.

Com o crescente número de pessoas que têm acesso às redes sociais, como Facebook e Instagram, manter a atividade nesses canais tem se tornado indispensável para apresentar sua área de atuação, local em que o consultório está localizado, tipos de serviços disponibilizados, informações para contato, entre outros.

Para que essas ferramentas ajudem o negócio a alcançar diferentes tipos de pessoas por meio da presença on-line, além de contar com as redes sociais, é preciso ter um site bem ranqueado. Ou seja, uma página capaz de ficar entre os primeiros lugares nos mecanismos de busca, como o Google, em pesquisas feitas por usuários.

Para isso, é necessário implementar estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que são ações para otimizar sites e blogs, visando melhorar o posicionamento em buscas. O que inclui, por exemplo: o bom uso de palavras-chave no texto, mostrar domínio e autoridade no assunto, diminuir o tempo de carregamento da página, ente outros fatores.

Contudo, é necessário ter atenção aos critérios norteadores do marketing médico, determinados pelo Conselho Federal de Medicina. Assim, evita-se o descumprimento de normas que possam prejudicar o estabelecimento.

Agora que você já sabe como atrair pacientes para o consultório, coloque as dicas apresentadas em prática, melhorar os resultados e alcançar uma carreira de sucesso!

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite sua visita no blog para entender um pouco mais sobre empreendedorismo e marketing digital na saúde!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top