7 dicas de livros de medicina para todo profissional ler

A leitura é um hábito fundamental no meio médico. Confira algumas obras indispensáveis para os profissionais da área.

Na rotina acelerada em que vivemos, pode ser difícil parar para ler bons livros de medicina. Não é à toa que muitos médicos se sentem distantes da leitura, um hábito que muitos carregavam anteriormente.

Para retomá-lo, a melhor saída é procurar por dicas de livros com uma leitura fluida e direcionada para a sua rotina. Existem muitas peças literárias (não necessariamente técnicas) que trazem o tema médico de outro ângulo, contribuindo para a nossa vida pessoal e profissional.

Neste post, traremos 6 dicas de livros imperdíveis para todos os médicos. Continue lendo para saber mais!

1. A arte perdida de curar (Bernard Lown)

Nesse best-seller, Bernard Lown toca em um tema que alcançou os holofotes atualmente: a relação médico-paciente e seus impactos na qualidade da assistência e na adesão ao tratamento.

O livro ficou conhecido, principalmente, por trazer uma provocação que é muito frequente no pensamento de ambos, médico e paciente: com o crescimento da tecnologia, temos nos tornado mais próximos ou mais distantes de nossos pacientes? Essa revolução tecnológica na saúde realmente tem se traduzido em melhorias na assistência?

As respostas parecem simples, mas como o autor nos traz, ainda são matéria para muita reflexão e debate. Não foi à toa que, dentre os livros de medicina, esse ganhou destaque dentre os mais vendidos no Brasil e no exterior.

2. Médico de homens e de almas: a história de São Lucas (Taylor Caldwell)

O livro de Taylor Caldwell traz uma visão pouco conhecida da vida de São Lucas, autor de um dos evangelhos da Bíblia. Sua figura bíblica é peculiar por ele ser o único apóstolo que não conheceu Jesus, sendo seu evangelho construído por relatos e testemunhas.

Nesse livro, o autor conta sobra a vivência de São Lucas em seu papel como médico. Muitas vezes descrito como um santo a quem foram atribuídos milagres e prodígios, Lucas era conhecido por sua preocupação com o sofrimento de enfermos e oprimidos.

3. Sob Pressão: a rotina de guerra de um médico brasileiro (Marcio Maranhão e Karla Monteiro)

Famoso por inspirar uma série televisiva homônima, a obra de Marcio Maranhão e Karla Monteiro traz consigo uma aclamação geral da crítica brasileira, o tornando consenso entre esses livros de medicina. O autor relata sua história pessoal como médico, vivendo um drama real na realidade precária da saúde em nosso país.

“Sob pressão” nos faz refletir sobre a infraestrutura de hospitais, sobre a rotina médica e sobre a condição a qual nos submetemos durante o trabalho. O cirurgião descreve condições precárias em seus plantões iniciais, trazendo à tona uma vivência pouco descrita para o público não médico no país.

4. O Físico: a epopeia de um médico medieval (Noah Gordon)

“O Físico”, de Noah Gordon, consegue mesclar habilmente ficção e historiografia em um aclamado romance medieval. Diferentemente dos livros de medicina que o antecederam nessa recomendação, ele foca uma história fictícia — porém, recheada de informações históricas sobre a medicina que encantam qualquer profissional da área.

No romance, acompanhamos Robert Jeremy Cole, que tem a vocação para a cura e busca aprimorar seus conhecimentos em uma medicina ainda medieval do século XI. Ao longo da história, ele abandona uma Inglaterra mergulhada em obscurantismo, rumando o oriente para se aperfeiçoar como médico.

5. Por um fio (Drauzio Varella)

Escrito por um médico que dispensa apresentações, “Por um fio” traz histórias reais de pacientes graves, que encaram a incerteza e a morte. Essa perspectiva (de certa forma, distante da realidade de muitos médicos) traz à tona outra maneira de ver o trabalho médico e a importante missão de salvar vidas.

Alguns pontos interessantes de “Por um fio” o colocam na lista de livros que todo médico deveria ler. Além de tratar de temas delicados, que muitas vezes, encontramos dentro do consultório, ele também traz um foco sobre o processo de compreensão do diagnóstico pelo paciente.

Além disso, mostra a reação dos parentes, que varia amplamente entre os pacientes. Drauzio Varella nos traz uma descrição minuciosa de comportamentos que oscilam desde a entrega total até o que é chamado de “pura mesquinharia”. Vale a pena conferir.

6. O imperador de todos os males (Siddhartha Mukherjee)

O oncologista e biólogo Siddhartha Mukherjee nos apresenta uma “biografia” de um dos diagnósticos mais temidos em um consultório médico: o câncer. Com um currículo impressionante, o autor demonstra as várias idas e vindas das pesquisas contra o câncer, desde os seus primeiros registros.

O livro impressiona por conseguir transmitir uma grande densidade de informações em uma linguagem acessível. Por isso, é recheado de informações úteis e que pode ser lido ao longo do dia a dia, sem sobrecarregar nossas tarefas.

Nesse relato, a confiabilidade no autor conta muitos pontos, afinal, as informações do meio médico tendem a ser muito precisas e baseadas na ciência. Nisso, o Dr. Mukherjee não desaponta, tendo estudado em Stanford, Oxford e se formado médico em Harvard. Atualmente, ele é professor assistente na Universidade de Columbia, além de um excelente autor de livros de medicina.

7. O Século dos Cirurgiões (Jurgen Thorwald)

Em “O Século dos Cirurgiões”, vemos uma envolvente história sobre as raízes da medicina moderna, incluindo os trabalhos pioneiros dos cirurgiões pioneiros. Em uma linguagem acessível e fluida para a leitura, o autor consegue transformar horas de pesquisa acadêmica em uma síntese fidedigna e interessante ao público.

Dentre as histórias contadas, Thorwald traz relatos de seu avô, por quem tinha grande apreço. Também podemos observar o fascinante surgimento da anestesia e as histórias do cirurgião McDowell, admirado pelo autor. Ao longo dos capítulos, acompanhamos ainda o próprio Thorwald em sua jornada, desde o período na faculdade de medicina até quando se tornou cirurgião.

Conhecer livros de medicina fora do teor técnico da área pode ser um desafio. No entanto, com estas 7 dicas, você poderá contar com horas de imersão e fascínio em obras que se entrelaçam com a profissão, mas contam diversas histórias.

Se você gostou de conhecer mais sobre esses livros, podemos ajudar a ficar sempre por dentro de notícias relacionadas à área médica. Assine nossa newsletter e receba as novidades por e-mail!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top