O que é clínica médica e como é atuar nessa especialidade!

Você sabe como funciona a especialidade de Clínica Médica? Confira alguns dados e informações sobre o tema, a seguir! 

A Clínica Médica é uma das especialidades mais prevalentes na Medicina. No entanto, isso não significa que estejamos falando sobre um mercado saturado. Muito pelo contrário! A Atenção Básica em Saúde é fundamental para o bem-estar da população. E há espaço para muitos profissionais da área no Brasil.

Além disso, essa é a porta de entrada ou o requisito para fazer muitas outras especializações. Por isso, contribui fortemente para o avanço da carreira na Medicina e a conquista de novas oportunidades.

Mas, afinal, o que é a Clínica Médica? O que se aprende ao longo do treinamento dessa especialidade? Continue a leitura do texto e descubra a resposta para essas e outras perguntas sobre o assunto. Vamos lá!

O que é a Clínica Médica?

Essa é uma especialidade da Medicina que traz no conteúdo programático de estudos, uma espécie de mistura de todas as outras especializações. O foco, nesse caso, é qualificar os profissionais para atuar no atendimento básico e primário da população.

Nessa área, são diagnosticadas diversas alterações, prescrevendo tratamentos para elas e cuidando, também, da prevenção de doenças comuns no dia a dia. Além disso, esse profissional estará capacitado para atuar em prontos socorros, salvando vidas em situações de urgência e emergência para, depois, encaminhar os casos necessários para especialistas de outras áreas.

Como é a rotina do especialista em Clínica Médica?

O profissional de Clínica Médica deverá diagnosticar e tratar doenças diversas, além de preveni-las na rotina clínica. Ele precisará apoiar o paciente em orientações para o bem-estar, solicitar exames e analisá-los, a fim de fechar diagnósticos ou buscar o encaminhamento mais adequado para cada situação.

A rotina pode ser bem variada, com colocações fixas (em horários determinados) ou a realização de plantões hospitalares.

Qual é a área de atuação do especialista em Clínica Médica?

O médico pós-graduado nesse segmento pode atuar nos setores primário, secundário e terciário da saúde. Ele está apto a trabalhar em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas variadas em diversos setores, além de poder também se dedicar ao socorrismo e atendimento de urgência e emergência.

Como é o mercado de trabalho em Clínica Médica?

Agora que você sabe o que é Clínica Médica, é necessário entender que essa é uma das especializações em alta no país, mesmo com o fato de que a área conta com vários titulados. De acordo com dados do último levantamento Demografia Médica (2018), há cerca de 42.728, o que representa mais de 11% de todos os médicos brasileiros. Porém, ainda há pleno espaço para novos especialistas no setor.

Um bom exemplo disso é a desigualdade na distribuição de profissionais no território brasileiro. Regiões como o Norte e o Nordeste são as mais defasadas em matéria de contingente médico, enquanto as áreas Sul e Sudeste costumam ter uma maior relação de médicos por paciente.

Vale a pena lembrar, também, que cidades interioranas também têm uma maior defasagem de médicos, já que eles se concentram nas grandes cidades e nas capitais do Brasil.

Por isso, tenha em mente que há espaço suficiente no mercado para novos profissionais de Clínica Médica. Só é preciso saber onde atuar e como se diferenciar em relação à concorrência.

Qual é o salário do especialista em Clínica Médica?

De acordo com o portal Salário.com.br, a média de remuneração para os profissionais de Clínica Médica é R$7.478,20. E, com experiência e atualizações frequentes, esse valor pode chegar à R$17.522,10.

Qual é a diferença entre Clínica Médica e Clínica Geral?

Uma dúvida que muitas pessoas têm é: profissional de Clínica Médica é o mesmo que clínico geral? A resposta é não!

Quando uma pessoa se forma no bacharelado em Medicina, ela pode atuar logo em seguida na profissão. O mais comum é que os recém-formados peguem plantões em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros centros médicos, mas não há uma regra quanto a isso.

Os recém-formados são médicos generalistas, responsáveis por atender a casos menos complexos, prestando um atendimento primário em consultas. Caso necessário, o paciente será encaminhado para um especialista.

O profissional especializado em Clínica Médica também atua na Atenção Primária, mas com um detalhe: ele é mais capacitado para lidar com situações emergenciais e de urgência, além de poder prestar apoio como socorrista e fazer consultas comuns aos pacientes.

Agora que sei o que é Clínica Médica, como me tornar um especialista?

O primeiro passo para se tornar um profissional da área é fazer a faculdade de Medicina. Após os seis anos de graduação, o médico poderá atuar como generalista, mas também estará apto a fazer novas especializações e se diferenciar no mercado.

Elas podem ser feitas de duas maneiras: por meio de uma residência, com duração de dois anos, ou a partir de uma pós-graduação médica. As estratégias são igualmente válidas, mas a última traz algumas vantagens.

Entre elas, a possibilidade de um aprendizado híbrido, assim como uma maior flexibilidade para os estudos e a alternativa de conciliá-los com o trabalho, otimizando a renda e o aprendizado ao longo da pós. Agora, basta você escolher o que funcionar melhor para a sua rotina!

Gostou de descobrir o que é Clínica Médica e entender mais sobre essa especialidade? Então, que tal começar a pensar sobre qual será o caminho percorrido na profissão? Essa, sem dúvidas, é uma ótima alternativa!

Aproveite e conheça a nossa Pós-Graduação em Atenção Primária à Saúde para a Saúde Suplementar para a Saúde Suplementar. Não se esqueça de que a Inspirali está sempre ao seu lado, com o objetivo de fornecer uma educação pioneira e cheia de qualidade para a vida profissional.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top