Conheça a origem e o significado do símbolo da Medicina

O símbolo da Medicina é um dos que mais se destacam entre todas as profissões. Saiba o que ele significa!

Se você já faz parte da profissão médica, ou está interessado em ingressar nesse ramo no futuro, uma coisa é provável: o símbolo da Medicina já passou pelos seus olhos.

Esse é um emblema que traz muitas dúvidas para quem o vê pela primeira vez. Afinal, o que significam os seus elementos? Qual é o objetivo desse tipo de figura?

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para tirar as suas dúvidas e explicar de uma vez por todas essa questão. Acompanhe e confira!  

O que significa o símbolo da Medicina?

Logo de cara, vamos entender o significado do símbolo da Medicina, algo tão relevante para os médicos brasileiros e de todo o mundo. 

Os elementos são o bastão e a cobra. O primeiro representa o ciclo da vida de todos os seres, desde o nascimento até a morte. Para alguns, ele é conhecido como a “árvore da vida”.

Já o segundo gera muitas interpretações. Uma delas diz respeito ao veneno, que pode ser utilizado tanto para matar, quanto para curar (o mesmo que é visto em muitos fármacos utilizados no dia a dia); enquanto a outra representa a renovação e atualização da Medicina, comparada à troca de pele feita pelo animal.

Qual é a origem do símbolo da Medicina?

Você já ouviu falar sobre Apolo? Ele é o rei da beleza na Mitologia Grega e toda a história começa com esse personagem tão emblemático. Bom, não com ele, mas sim com seu filho, que se chamava Asclépio.

De acordo com a lenda, Asclépio foi criado por Quíron, um centauro. Este, por sua vez, lidava com a cura e tinha grandes habilidades com plantas medicinais, que foram passadas para o seu filho adotivo.

O personagem caminhava com a ajuda de um cajado e, em algum momento de sua trajetória, uma cobra se enrolou por ali e não quis sair, passando a fazer parte da jornada de Asclépio.

Curiosidades sobre o símbolo de Medicina

Em alguns locais, como é o caso dos Estados Unidos, o símbolo da Medicina é um pouco diferente. Lá, o cajado é substituído por outro (chamado de caduceu de Hermes, em homenagem a outro deus grego) e a cor vai do verde para o marrom.

A tonalidade verde, por sua vez, tem outro significado curioso. Ela está relacionada às coisas naturais e à vida, além do poder de restauração da saúde. Bem legal, né? Viu só como a Medicina não está só relacionada ao sigilo médico e outras regras, mas também a muita cultura e tradição?

Gostou de saber o que significa o símbolo da Medicina? Agora, você tem mais uma informação sobre todo o significado dessa profissão. Valorize a área médica e compartilhe esses conhecimentos com quem você conhece!

Aproveitando, que tal se inscrever na newsletter da Inspirali? Assim, você recebe avisos periódicos sobre conteúdos publicados em nosso blog e se mantém sempre bem-informado! 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top