Descubra os principais desafios de ter uma educação médica continuada

Saiba como se preparar para uma especialização contínua na área médica em uma área que cresce e evolui dia após dia.

Se engana quem acha que a formação médica se restringe aos 6 anos da faculdade de Medicina. A educação médica continuada é considerada uma realidade em todo mundo, a ponto de algumas pessoas considerarem a formação como um “trabalho para toda a vida”.

Além das especializações que podem ser feitas após a graduação, o médico se confronta diariamente com a necessidade de atualização: as condutas médicas estão em constante mudança, sempre evoluindo de acordo com as pesquisas científicas. Por isso, saber como continuar a educação médica é fundamental.

Neste post, você conhecerá os principais tópicos sobre a educação médica continuada e seus desafios. Continue lendo para saber mais!

A importância da educação médica continuada

A cada ano, é estimado que mais de 30 bilhões de dólares sejam investidos em pesquisas médicas. Esse valor não é por acaso: a Medicina evolui em velocidade exponencial, sendo que cada nova descoberta requer estudos posteriores de comparação e verificação de eficácia.

E isso se reflete dentro do consultório médico, à medida que atualizamos nossas próprias condutas para atender às mudanças da Medicina. Daí a importância de mantermos sempre na educação médica continuada, em constante evolução e adequação com as melhores práticas médicas.

Os desafios da educação médica continuada

A educação médica continuada é frequentemente deixada em segundo plano devido à extensa carga horária da profissão. Muitas vezes, especializações como a residência ou o doutorado podem exigir um regime intenso de dedicação, incompatível com o atendimento clínico.

Felizmente, hoje em dia contamos com especializações médicas que podem ser realizadas em horários acessíveis, como o período noturno ou aos finais de semana. Por isso, é fundamental verificar a carga horária e o curriculum da especialização que você almeja conquistar.

O investimento na educação médica continuada

Por necessitar de professores especialistas e capacitados na área, não é incomum que as especializações sejam pagas. Isso é necessário para garantir a qualidade das aulas ministradas e dos treinamentos que você participará.

Por isso, outra estratégia para garantir que o programa em que você se matriculará será adequado é entender os preços e possibilidades de parcelamento. Assim, você compreenderá como um todo o investimento realizado e sua conversão em aumento de rendimentos.

O reflexo da educação médica continuada na carreira

Como em qualquer profissão, médicos também buscam elevar suas carreiras e chegar a um novo patamar de atendimento. Isso é muitas vezes conquistado com a especialização, que se converte em salários mais adequados e uma carga horária mais compatível com a expectativa.

A educação médica continuada é uma realidade na vida de todos os médicos e médicas. É apenas com ela que se consegue o título de especialista e uma elevação na carreira, tão almejada em todas as áreas do conhecimento. Além disso, você garante estar sempre em alinhamento com as últimas descobertas da ciência para o tratamento de pacientes.

Uma das áreas que mais vem crescido e mudando ao longo do tempo é o uso da Cannabis para fins medicinais. Por que não aproveita e confere nosso e-book atualizado sobre o tema?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top