5 dicas de como escolher uma pós-graduação na área da saúde

Saber como escolher uma pós-graduação eleva a carreira dos profissionais a um novo patamar. Veja o que fazer para tomar a decisão certa

Em um mercado tão concorrido, você provavelmente já pensou em se especializar, certo? Isso porque especialistas na área da saúde saem na frente quando disputam oportunidades com profissionais generalistas. Mas como escolher uma pós-graduação, afinal? Quais fatores são determinantes para tomar a decisão certa?

Na Medicina, especializar-se significa concluir programa de Residência Médica ou conquistar título de especialização em uma instituição educacional. Para se destacar em suas áreas de atuação, grande parte dos médicos faz pós-graduação — 61% contra 38%. Os dados são do estudo Demografia Médica no Brasil 2020, realizado pela USP (Universidade de São Paulo) e o Conselho Federal de Medicina.

Neste conteúdo, vamos mostrar como decidir qual pós-graduação fazer para alcançar satisfação profissional e reconhecimento no mercado. Acompanhe!

Você já definiu seu objetivo profissional para saber como escolher uma pós-graduação?

O que move você? Como se vê daqui a três anos? E daqui a 10 anos? De acordo com a Comissão Mista de Especialidades (CME), formada por órgãos e grupos de classe, existem 55 especialidades médicas. As opções vão de Neurologia e Cardiologia a Oncologia, Dermatologia e Pediatria.

Portanto, antes de fazer a escolha mais acertada, é essencial definir seu objetivo profissional. Muitos médicos decidem pela especialidade já na graduação, com base no contato com os conteúdos estudados ou até movidos por experiências pessoais. Mas a decisão também pode ser tomada após o término da graduação, caso você sinta mais segurança para tanto.

Outro ponto de suma importância é se planejar financeiramente antes de iniciar a pós. Afinal, se você almeja ingressar em uma instituição de destaque, reconhecida por formar excelentes profissionais, será preciso investir para obter seu título. No fim, você vai se dar conta de que toda a dedicação e o investimento valeram a pena.

Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Há no mercado duas modalidades de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. Para você fazer a escolha mais alinhada ao seu perfil e encontrar a instituição adequada, portanto, é necessário conhecer a diferença entre ambas. Confira!

Lato Sensu

A especialização lato sensu é mais curta que a stricto sensu e tem por objetivo manter o profissional atualizado sobre determinada área, proporcionando habilidades específicas e essenciais. Essa modalidade é também ideal para quem atua ou pretende atuar em cargos de liderança e gestão por meio de um MBA (Master Business in Administration), independentemente do curso de graduação realizado.

Stricto Sensu

A modalidade stricto sensu aproxima mais o profissional do campo acadêmico e da pesquisa. Tanto que ela é ideal para médicos que desejam seguir a carreira docente, embora nada os impeça de atuar em instituições de saúde, como hospitais e clínicas.

Tal modalidade de divide em mestrado e doutorado. Há ainda, pesquisadores que vão mais longe ao obter o título de PhD, tornando-se uma autoridade em seu campo de conhecimento. Como você deve ter percebido, a opção pela pós-graduação lato sensu ou stricto sensu depende dos seus objetivos profissionais, do seu momento de carreira e/ou das possibilidades que se apresentam à sua frente.

Ensinos presencial, híbrido e online

Algumas instituições educacionais oferecem cursos de pós-graduação a distância ou optam pelo modelo híbrido, com parte presencial e parte online. Embora o número de encontros presenciais seja menor nos cursos de especialização em comparação com a graduação (em alguns casos, pode chegar a um intervalo de 15 dias), cabe a você decidir qual modalidade mais se encaixa ao seu perfil.

Com tantas ferramentas disponíveis para promover a interação e o compartilhamento de ideias e informações entre alunos e professores, cada vez mais os ensinos híbrido e online vêm ganhando adeptos em todo o Brasil. Essas podem ser excelentes alternativas, caso a instituição que você almeja não esteja localizada em sua região geográfica.

Como escolher uma pós-graduação certa?

Depois de tudo o que falamos até agora, afinal, como escolher a melhor pós-graduação? Elencamos alguns fatores determinantes para você tomar a decisão mais acertada. Veja!

1. Reconhecimento pelo MEC

Seu título só será levado a sério no mercado se o curso escolhido já for aprovado pelo MEC. Esse órgão avalia quesitos fundamentais para reconhecer um curso, como a infraestrutura — física e/ou imaterial — oferecida ao aluno, o currículo do corpo docente e a grade curricular.

2. Infraestrutura

A instituição oferece uma infraestrutura que propicie aos alunos a aquisição de conhecimentos? Há bibliotecas bem equipadas, laboratórios e ferramentas digitais eficientes e simples de usar? Observar esse quesito é imprescindível para que você tenha uma excelente formação.

3. Matriz curricular

Pesquisar a matriz curricular do curso de especialização é importante para não frustrar expectativas. A pergunta que você precisa se fazer é: o que eu pretendo aprender durante a pós-graduação? Fique de olho, ainda, se os conteúdos são condizentes com as exigências atuais do mercado de trabalho.

4. Corpo docente

Quer mais dicas de como escolher a pós-graduação certa? A qualificação do corpo docente importa — e muito. Afinal de contas, a qualidade do curso depende, em boa parte, da formação e das experiências dos professores. Não deixe de consultar as informações sobre cada um deles, observando os títulos que obtiveram ao longo da carreira e suas vivências profissionais.

5. Referência no mercado

Não podemos negar que a instituição escolhida é quesito relevante para o mercado. Por isso, recomendamos que procure por uma instituição de pós-graduação reconhecida por formar profissionais de excelência e por atributos que a diferenciem, como cursos oferecidos e qualificação da equipe docente.

Quais são os cursos de pós-graduação da Inspirali?

Agora que você sabe como escolher uma pós-graduação, chegou o melhor momento. Parte do Grupo Ânima Educação, a Inspirali oferece cursos de especialização na área da saúde altamente valorizados pelo mercado. Esse destaque é decorrente de uma série de fatores, como corpo docente renomado, matriz curricular moderna e atual e uso de ferramentas tecnológicas que possibilitam o alto desempenho dos alunos.

A missão da Inspirali é compartilhar o ensino de Medicina e Saúde, transformando o conhecimento gerado em metodologias e práticas de ensino e aprendizagem com efetividade comprovada. Para tanto, a instituição trabalha alinhada com padrões metodológicos mundiais, que refletem as demandas de médicos e pacientes.

Os cursos são desenvolvidos em parceria com instituições conceituadas, como os hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês. Entre as opções oferecidas, vale mencionar:

Além disso, a Inspirali oferece uma série de cursos livres sobre assuntos relevantes na área da saúde na atualidade. Por exemplo: Biossegurança e Controle de Infecções, Governança em Saúde, Telessaúde e Empreendedorismo e Marketing Digital na Saúde.

No decorrer deste artigo, mostramos como escolher uma pós-graduação na área da saúde. Agora você tem as informações de que necessita para tomar a decisão mais acertada, que pode mudar o rumo da sua carreira. Se precisar de apoio, conte com a Inspirali.

Que tal conhecer com detalhes nossos cursos de especialização? Acesse já nosso site!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top