Conheça 4 vantagens do Nanodegree e saiba como funciona!

O Nanodegree é uma opção rápida para se manter atualizado na área

O mercado educacional tem passado por muitas mudanças nos últimos anos. A demanda cada vez maior pelo ensino a distância fez com que a área passasse por uma inovação, criando novas modalidades para atender ao mercado, como é o caso do Nanodegree.

Esse formato tem feito bastante sucesso entre os profissionais e empresas que buscam habilidades específicas para determinados cargos, exigindo certa rapidez nessa formação.

Por isso, produzimos este artigo para apresentar a você mais informações sobre o modelo, como ele surgiu e também como impacta positivamente o dia a dia de quem opta por ele! Vamos à leitura?

Nanodegree: o que é?

O Nanodegree é nada mais que um nanocertificado, uma modalidade de curso com uma duração menor e que foca em habilidades específicas do mercado de trabalho. O intuito é avaliar e certificar os estudantes para que eles tenham domínio em um assunto específico. Quando o conceito surgiu, a principal ideia foi se pautar em um MBA, transformando-o em um formato mais dinâmico e prático.

Não por acaso, nesse modelo, a internet funciona como uma importante aliada. Isso porque os cursos costumam ocorrer no formato de ensino a distância. Além disso, outra característica importante é o foco no que de fato está acontecendo na rotina das empresas e dos profissionais, que muitas vezes têm tempo curto para se deslocar e precisam de uma educação de qualidade e de forma remota.

Atualmente, os Nanodegrees estão presentes em diferentes áreas do conhecimento e são cada vez mais valorizados pelas organizações, visto que são um formato de ensino que permite ao profissional desenvolver habilidades bem específicas. A objetividade e o enriquecimento do currículo são dois pontos que chamam a atenção das pessoas que escolhem cursá-la.

Como funciona o Nanodegree?

O Nanodegree funciona da seguinte maneira: o curso, como já destacamos, é direcionado para o mercado de trabalho. Geralmente, a duração não ultrapassa alguns poucos meses (sendo contabilizada geralmente em horas) e as aulas são realizadas de maneira remota.

Outra característica importante é o aspecto prático que possuem e o fato de o estudante não ficar preso à instituição por muito tempo. Ademais, ele poderá estudar conforme o próprio tempo, adequando as atividades à rotina.

Quais os benefícios do Nanodegree?

A flexibilidade é um dos benefícios que mais se destaca quando se trata do Nanodegree, mas há outras vantagens que merecem ser explicadas. Confira a seguir!

Ensino remoto

Se você ainda não é adepto do ensino remoto, provavelmente conhece alguém que é. A flexibilidade da educação a distância tem permitido que as pessoas invistam no ensino de qualidade sem deixar de lado os outros compromissos diários. O Nanodegree oferece justamente essa praticidade de estudar onde e quando quiser. Sem contar que o número de cursos tem aumentado, abrangendo cada vez mais as necessidades de diferentes profissionais.

Aplicação prática

Vale a pena repetir e destacar que os Nanodegrees não são cursos comuns. Um dos diferenciais deles é desenvolver habilidades que de fato serão utilizadas no dia a dia. A formação tem um aspecto prático que também se destaca, além de ser atualizada constantemente, o que permite o desenvolvimento de habilidades modernas e cruciais para o bom desempenho das funções.

Reconhecimento

As empresas têm valorizado cada vez mais os Nanodegrees. Muitas já enxergam a modalidade como uma opção de treinamento para os colaboradores de acordo com as necessidades dos cargos, sem que isso demore muito tempo ou tenha um custo muito elevado. Ou seja, consideram uma forma prática de adquirir conhecimento e de entregar os resultados desejados em um curto período.

Customização

Outro diferencial desse modelo de curso é a personalização. Por exemplo, se você deseja um curso voltado à área de tecnologia em medicina poderá escolher um ramo específico para se qualificar, como a telemedicina ou Health Tech no Brasil.

Quais as melhores práticas para obter o seu Nanodegree?

Antes de decidir se o Nanodegree vale a pena pensando no seu contexto profissional atual, é importante conhecer algumas práticas a adotar para seguir por esse caminho e obter o melhor proveito do curso. Vamos lá?

Identifique as habilidades

Nanodegrees são cursos que formam profissionais com habilidades específicas para executar determinada tarefa/função. Portanto, antes de decidir pela opção desejada é importante saber o que o mercado pede e o que você precisa desenvolver, mas ainda não tem o conhecimento suficiente para tal. Assim, fica mais fácil encontrar um curso compatível.

Conheça a instituição

É fundamental que, no processo de busca de seu Nanodegree, você também se preocupe em conhecer melhor a instituição que oferece o curso. Além disso, cheque o corpo docente, o suporte oferecido ao aluno, bem como os materiais. Tudo isso fará diferença na sua formação.

Verifique a certificação

Busque uma instituição conceituada nesse tipo de ensino. A certificação de Nanodegree também tem um peso importante para sua carreira. Portanto, procure cursos que ofereçam esse tipo específico de comprovante e ao efetuar matrícula já inclua o nome do curso no currículo e a data prevista para a conclusão.

Inspirali e os Nanodegrees

A Inspirali é referência quando se trata de cursos Nanodegrees na área da saúde, especialmente em Health Tech que tem crescido tanto nos últimos anos. Entre as opções oferecidas estão:

São vários cursos na área da saúde com professores especialistas e atuantes no mercado. A Inspirali também se preocupa com a qualidade dos materiais, oferecendo ao estudante conteúdos atualizados e alinhados com as mais novas tecnologias do mercado.

Investir no formato Nanodegree é uma ótima maneira de obter conhecimento prático e rápido para colocar em ação dentro da sua empresa ou consultório. Como vimos, é um modelo bastante promissor e que com ampla aceitação do mercado.

Agora que você já sabe mais sobre as vantagens dos nanocertificados, conheça a nossa página de cursos!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top