Conheça as Unidades Curriculares do Curso de Medicina da Inspirali

Você já ouviu falar em Unidades Curriculares (UCs)? Na Inspirali, o curso de  Medicina não é mais organizado por disciplinas, mas, sim, por Unidades Curriculares, que são trabalhadas de maneira integrada e articulada. Mas o que são as UCs? Elas são os componentes-chaves do curso, sendo vistas como unidades mínimas e indivisíveis dos currículos, possibilitando um pensamento mais complexo e sistêmico. As UCs abrangem todos os conteúdos, habilidades e competências relacionados a diferentes complexos temáticos, que, anteriormente, estavam dispersos em disciplinas ao longo do curso.

E como é o processo de aprendizagem?

A cada semestre, o estudante tem a oportunidade de relacionar conteúdos, práticas reais, práticas simuladas de cada Unidade Curricular em um processo de aprendizagem contextualizado, com grau de complexidade crescente e continuada, que fomenta a construção do conhecimento de forma autônoma pelos estudantes.

Como é dividido o currículo de Medicina da Inspirali?

O currículo de Medicina da Inspirali é constituído de 12 Módulos  Educacionais Integradores: da Prática, da Simulação da Prática e da Formação Geral. Cada módulo tem a duração de 1 semestre/etapa e é dividido da seguinte forma:

– Do 1º ao 4º módulo constituem o Ciclo I do currículo;

– Do 5º ao 8º módulo constituem o Ciclo II;

– Do 9º ao 12º configuram o Ciclo III.

E como são subdivididos os Ciclos I e II?

Cada módulo do Ciclo I e II possui duas Unidades Curriculares relacionadas a Práticas em Cenários de Simulação (Necessidades e Cuidados em  Saúde – NCS e Habilidades Médicas e Estações Clínicas – HM/EC), uma Unidade relacionada à Prática em Cenários Reais, Práticas Médicas no SUS (PMSUS) e uma Unidade de Conhecimentos Gerais, Core Curriculum (somente no Ciclo I). A  carga horária total de um módulo corresponde à carga horária total do semestre/etapa. E cada um dos dois primeiros Ciclos têm duração de 4 semestres.

Como funciona o internato médico, do Ciclo III?

O Ciclo III também dura quatro semestres, mas na modalidade de internato médico. Mas como funciona? O internato médico é um elemento fundamental da  formação profissional e ocorre em um período de dois anos letivos, no final do curso, integrando e consolidando a formação médica. As atividades do internato são realizadas em sistema de rodízio nos cenários de práticas relacionadas às Redes de Atenção à Saúde do município e região, em ambulatórios, Hospitais e Unidades Básicas de Saúde.

O que achou deste conteúdo? Gostou de saber que o curso de Medicina da Inspirali é organizado por Unidades Curriculares? Agora, você também já sabe um pouco mais sobre o processo de aprendizagem, o currículo e os Ciclos I, II e III das UCs. Portanto, faça logo a sua inscrição e estude com a gente!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top