Pesquisa Clínica: saiba mais sobre esta carreira promissora

Em função da Covid-19, nunca se falou tanto na necessidade de estudos, imunizantes e avanços na área da saúde. As vacinas, por exemplo, que antes levavam anos, até décadas, para serem aprovadas, viraram realidade em poucos meses, no auge da pandemia. E tudo graças ao empenho de profissionais dedicados, como os que atuam na área da Pesquisa Clínica.

Mas o que é a Pesquisa Clínica?

A Pesquisa Clínica pode ser definida como um processo de investigação científica, que envolve a avaliação da eficácia, segurança e o quanto são toleradas as intervenções terapêuticas, diagnósticas ou preventivas em seres humanos.

Para que serve a Pesquisa Clínica?

A Pesquisa Clínica é fundamental para a formulação de políticas públicas relacionadas à Saúde e para a tomada de decisão clínica, baseada em evidências.

Como são os estudos na área da Pesquisa Clínica?

Os estudos podem variar: desde preliminares, em grupos pequenos; até ensaios clínicos, em larga escala, envolvendo muitos pacientes. Neste sentido, suas aplicações são amplas e incluem o desenvolvimento de novos medicamentos, terapias e dispositivos médicos, bem como a avaliação de tratamentos já existentes.

Quais são as outras utilidades da Pesquisa Clínica?

A Pesquisa Clínica também é usada para investigar a etiologia (ou seja, a origem e a causa), a prevenção e o tratamento de doenças e condições médicas específicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade e segurança dos cuidados em saúde.

Quais são as demais aplicações da Pesquisa Clínica, atualmente?

Como dito anteriormente, a Pesquisa Clínica é uma área que está em alta, especialmente nesta época em que o mundo está focado no desenvolvimento de testes diagnósticos, novos medicamentos, estudos do comportamento das células e criação de vacinas inovadoras.

A Pesquisa Clínica também está voltada a modernizar dispositivos médicos e procedimentos cirúrgicos. Além disso, está relacionada a cuidados preventivos e novas abordagens em psicoterapia. Vale lembrar que a Pesquisa Clínica também contribui, positivamente, com as mudanças e aperfeiçoamentos no serviço de Saúde.

Ainda falando em Pesquisa Clínica, você conhece a Inspirali Research Organization (IRO)?

A Inspirali Research Organization (IRO) é uma rede privada de Centros de Pesquisa Clínica, associada a cursos de graduação médica da Inspirali. Visa promover a conexão da formação e do ensino médico às iniciativas de Pesquisa Clínica de qualidade.

Como é a estruturação da Pesquisa Clínica na Inspirali?

Todo o ecossistema Ânima é regularizado pela Política Nacional de Pesquisa Clínica. Os processos da Inspirali são estruturados seguindo a elaboração de normas e procedimentos operacionais padrão.

Já a base de dados segue o modelo “ProntLife”, com os padrões do Conselho Federal de Medicina e a implantação de prontuários eletrônicos dos pacientes nos Centros Integrados de Saúde. Por sua vez, as Instituições de Ensino Superior contribuem para a estruturação e a construção dos Centros de Pesquisa Clínica nas Escolas de Medicina com Centros Integrados de Saúde.

 Conheça a Equipe de Gestão

Se quiser saber mais sobre a Pesquisa Clínica, conheça os profissionais da Inspirali e da Ânima que atuam na área. E não perca tempo! Invista o quanto antes em sua carreira profissional!

Andréa Coscelli Ferraz

Diretora Nacional de Pesquisa Clínica

 

Fabíola Araujo Cordeiro

Gerente de Pesquisa Clínica

 

Gustavo José M. Porfírio

Gerente Científico

 

Edmara A. Reis Martins

Gerente Administrativo

 

Evaldo Stanislau

Gerente de Pesquisa Acadêmica

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top